As Mesas Girantes
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1. Em março de 1848, no humilde vilarejo de Hydesville, Estado de Nova York, surgiram certos fatos inabituais que abalaram a opinião pública da época. Eram ruídos, pancadas, batidas, designados em inglês pelo vocábulo “raps”.

 

2. Na Europa, os fenômenos tomaram outra forma, surgindo então as chamadas mesas girantes, que chamaram a atenção do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail para o estudo atento das manifestações espíritas. Após a fase das mesas que giravam e respondiam às perguntas através de pancadas previamente convencionadas, surgiu a psicografia indireta, em que o médium utilizava um lápis preso a uma mesinha ou prancheta para escrever e, por fim, a psicografia direta, em que ele segura diretamente o lápis ou caneta para registrar a mensagem dos Espíritos. Foi elaborada então, em consequência desses fenômenos, a chamada codificação da Doutrina Espírita, em que o professor Rivail, identificado pelo pseudônimo Allan Kardec, teve participação essencial.

 

3. Foi no dia 31 de março de 1848 que ruídos insólitos atraíram a atenção pública, inclusive da imprensa norte-americana, tornando-se objeto de comprovação por numerosos observadores, a ponto de marcar na América do Norte a data de nascimento do Moderno Espiritualismo, nome com que os americanos designavam então o Espiritismo.

 

4. Os fenômenos ocorreram numa tosca cabana de Hydesville, Condado de Wayne, no Estado de Nova York, onde residia a família Fox: o Sr. John, a Sra. Margareth e suas filhas Kate e Margareth. Os fatos, a partir do primeiro diálogo do Espírito com a Sra. Fox, ocorrido em 31-3-1848, empolgaram a população do lugar, ocasionando depois as primeiras demonstrações públicas realizadas em Rochester, no Corinthian Hall, do que resultou a formação do primeiro núcleo de estudos dos fatos espíritas.

 

5. As manifestações ruidosas na casa do Sr. Fox foram produzidas pelo Espírito de um mascate chamado Charles Rosma, que fora assassinado e sepultado no porão daquela cabana. A família Fox professava a religião metodista, mas, apesar disso, Kate e Margareth, as meninas da casa, eram excelentes médiuns. Na noite do primeiro diálogo com Charles Rosma, um dos moradores do vilarejo sugeriu fosse adotado um interessante método para a comunicação do Espírito, em que cada letra do alfabeto corresponderia a determinado número de pancadas. Estava, pois, descoberta a “telegrafia espiritual”, que foi o processo adotado, posteriormente, na fase das mesas girantes.

 

6. Em 1850, quando a repercussão dos fenômenos já era muito grande na América, a senhora Fox e suas três filhas Kate, Margareth e Leah, passaram a realizar sessões públicas em Nova York, no Hotel Barnum, atraindo muitos curiosos. Havia então nos Estados Unidos muitos grupos espíritas em atividade e era grande o número de adeptos do movimento, apesar das investidas da imprensa, que de modo geral atacava os fenômenos e as médiuns.

 

7. A relevância dos acontecimentos pode ser assinalada pela sua ressonância na esfera científica, visto que os fatos atraíram o interesse de pesquisadores de alto nível cultural, como Dale Owen, o juiz Edmonds, o físico William Crookes e muitos outros.

 

8. A divulgação dessas experiências e, a seguir, a conversão do juiz Edmonds, materialista que rira da crença nos Espíritos, pasmaram os norte-americanos, aumentando, ainda mais o interesse pelas manifestações. A notícia disso chegou logo à Europa, onde iria, despertar as consciências e preparar, conjuntamente com os fenômenos das mesas girantes, o advento da Doutrina Espírita.

 

9. As mesas girantes não se limitavam a levantar-se sobre um pé para responder às perguntas feitas; elas moviam-se em todos os sentidos, giravam sob as mãos dos pesquisadores e, às vezes, elevavam-se no ar. Nos anos de 1853 a 1855, as mesas que giravam constituíram verdadeiro passatempo, sendo diversão quase obrigatória nas reuniões sociais, a ponto de ter sido dito pelo padre Ventura de Raulica que o fenômeno era “o maior acontecimento do século”.

 

10. A cidade de Paris inteira assistia, atônita e estarrecida, a esse turbilhão de fenômenos imprevistos que, para a maioria, só imaginações alucinadas poderiam criar, mas que acabavam se impondo aos mais céticos e frívolos.

 

11. A posição do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail diante dos fatos possibilitou o advento da Doutrina Espírita. O professor, logo que assistiu à primeira manifestação das mesas girantes, em maio de 1855, dedicou-se a estudar com seriedade os fenômenos, do que resultou, pouco tempo depois, a elaboração da Doutrina Espírita.

 

12. Inicialmente, as mesas respondiam às perguntas por meio de pancadas previamente convencionadas. Depois, adaptando-se um lápis numa das extremidades, a cestinha – ou outro objeto qualquer, pequeno e leve – permitia que os Espíritos grafassem suas mensagens no papel. Daí, à psicografia direta, em que o médium segura o lápis com sua mão, foi um passo importante, que possibilitou a produção de uma imensa quantidade de livros mediúnicos.

 

13. Aludindo às mesas girantes, Kardec diz que, apesar da simplicidade do fenômeno, elas representarão sempre o ponto de partida da Doutrina Espírita, cujo marco inicial ocorreu em 18 de abril de 1857, data de publicação da 1a edição de “O Livro dos Espíritos.”

 

Allan Kardec – Livro: O Livro dos Médiuns – FEB

Allan Kardec – Livro: Obras Póstumas – FEB

Arthur Conan Doyle – Livro: História do Espiritismo

Pedro Franco – Livro: Espiritismo Básico

Francisco Thiesen e Zêus Wantuil – Livro: Allan Kardec

Zêus Wantuil – Livro: As mesas girantes e o Espiritismo

 

O Consolador – 02 25/04/2007 (Thiago Bernardes)

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita –

Os Fenômenos de Hydesville e as mesas girantes.

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